quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Tavernas & Bebidas

As tavernas são pontos de encontro para novas aventuras, missões concluídas, comemorações e para os mais exaltados, um lugar para  uma boa briga. Todo narrador de fantasia medieval já utilizou essa ambientação  em pelos menos uma crônica como pano de fundo dos seus enredos. E o que os aventureiros mais fazem em uma taverna? Bebem! Pensando nisso, fiz um guia básico de bebidas para ajudar os grupos a irem além da cerveja básica. O  tipo de bebida que os aventureiros bebem diz muito sobre o lugar e os personagens do mestre e criam momentos de interpretações únicos! Confira, use nas suas sessões, clique no banner de propaganda ao lado para ajudar na rentabilização da Page/ blog e divirta- se!




Guia geral de bebidas.

Cervejas-  A cerveja é  fermentada a base de   qualquer alimento com amido ( arroz, milho, tubérculos, , entre outros) ou de cereais como trigo, cevada e aveia.
A produção se dá de forma artesanal no terreno de mosteiros, propriedades de pequenas famílias e até mesmo nas próprias tavernas. Escolha qual dessas opções você utilizará no seu enrendo, pois isso influenciará diretamente a estrutura organizacional da sua cidade.

Os ingredientes  e a forma de fabricação determinam que cada lugar terá seu próprio tipo de cerveja, gerando uma cultura exclusiva de cervejarias/ mestres cervejeiros ( Venha beber o saboroso bafo de dragão- Por ser quente e vermelha) ou competitivas ( Aqui, você bebe a melhor cerveja preta, feita pelo anão mais habilidoso de todos os reinos!). Essa influencia na preferência de cada raça por um sabor especifico: " Licor é bebida de elfo. Traga-me uma boa cerveja preta!", gera bons momentos de interpretação. Pela sua grande variedade de sabores, ela pode  cair na preferência de todas as raças.

Rum- É tipica de regiões tropicais, a base de melaço e caldo de cana com posterior destilação, culturalmente associada a piratas. Podem ser aromáticos, leves e dourados,  encorpados e escuros. É interessante que as áreas produtoras dessa bebida tenham incluídas na sua economia o açúcar, seja cultivando-o consumindo e exportando ou importando, já que essa é a matéria prima do rum.

* Uma taverna que sirva rum, pode ter vários barris transformados em bancos/ apoios de mesa e/ ou decorando o ambiente de outras formas.



Vinho- Bebida fermentada a base do uva, bagas e maçãs, ou  destilado do bagaço de uva e aromatizado com arruda como a grappa italiana. Temos a sidra que é fermentada da maça, o saquê do arroz; o vermute uma infusão de vinho com absinto e flores ou ervas aromáticas ( vermute vem do alemão vermut e significa absinto); O conhaque que é uma destilação do vinho.

Por ser uma bebida que fica cada vez melhor com o tempo e considerando que os elfos vivem muito, não seria de se espantar que eles produzissem e estocassem os melhores vinhos de todos os planos! O mesmo elfo que cultivou uma safra de 500 anos atrás ( em cenários onde a raça tem alta longevidade), ainda poderia usufruir dela!


Licor- É uma bebida doce a base de sementes, frutas, temperos e raízes. Para algumas raças pode ser considerado um leve digestivo ( halfling, afinal de contas, eles comem muito!), para outras, uma bebida especifica ( elfos). Também pode ser usado como um remédio caseiro para vários males ( panaceia, aquelas misturas que prometem curar todas as doenças.), sendo tipicamente um uso humano.

Uísque- Bebida destilada de grãos ( podendo incluir centeio, cevada ou malte ou milho) e envelhecida em barris.

Lembrando que você pode dar outros nomes a essas bebidas e manter as características originais, ou semelhantes. Por exemplo, em vez de chamar de uísque " água de carvalho", já que  o seu sabor depende da madeira que ele foi feito.

Hidromel-  Bebida fermentada  à base de mel e água ( em uma proporção bem alta, por volta dos 80%) o melikraton (vinho e mel para os gregos e romanos antigos) é considerada a bebida dos deuses, pela mitologia nórdica. A história da sua fabricação está associada aos Celtas, Saxões e Vikings e  remonta a muito antes da cerveja e do vinho, podendo ser associada em jogo a uma bebida tipica de criaturas mágicas inteligentes e/ ou antigas  ( fadas, elfos, por exemplo). Entre os humanos, pode ser uma bebida rara e cara, responsável por efeitos diversos a saúde do corpo ( combate o cansaço. regenera ferimentos, rejuvenesce a pele,  aumenta a libido...). Uma bebida para ser servida a reis!

Você pode usar essa bebida de diversas formas em sua campanha, colocando-a como uma bebida exótica e cara de fabricação exclusiva por uma raça que domina a economia e politica de uma determinada região. Também pode ir além e colocá-la como um liquido divino que traz propriedades misticas ao corpo e que é procurado por todos os crentes da sua existência.

Gim- Essa é a base de cereais e zimbro . Após a sua destilação ele fica com um teor alcoólico tão elevado que precisa ser diluído em água destilada. Podem ser usados aromatizantes diversos, como amêndoa, álamo ou lírio, por exemplo.

Por ter um gosto tão forte quanto o uísque e a vodca e por ter sido originalmente concebido como um " remédio caseiro" e usado pelos soldados ingleses no tempo das grandes navegações,  o Gim poderia ser usado como uma uma bebida forte que inibe  o frio e alivia as dores, fazendo o personagem ignorar as dores ( mesmo os ferimentos mais graves) e agir normalmente enquanto permanece o efeito da bebida com consequências acumulativas ao final do efeito.



Absinto- Assim como o Gim, foi originalmente concebido como um remédio caseiro e trata-se de uma bebida destilada. Conhecido como A fada verde, foi considerado como uma ameaça social que leva as pessoas a um comportamento bizarro e propensas ao crime. O principio ativo da planta que é usada na fabricação do absinto ( Artemisia absinthium) pode causar vários efeitos colaterais a curto e longo prazo ( caibras, alucinações, convulsões , e outros).

Em jogo, esses efeitos poderiam surgir em raças como humanos, halflings e serem um verdadeiro veneno para elfos! Já para Anões, minotauros, e minotauros poderia ser uma bebida forte como Gim ou uísque.

Segue uma relação de preferência de bebida das raças mais comuns em cenários de fantasia medieval. Claro que são sugestões e você poerá alterar livremente, mas tente criar uma ligação contextualizada entre os dois ( fazer os anões gostarem de vinho é sacanagem, né?! Mas, dependendo da origem dessa relação entre eles, pode ser aceitável...


Cervejas- Todas as raças.
Vinho- Elfos/ Humanos elitizados ( camada social abastada)
Licor- Elfos (bebida)/ Halflings ( digestivo) / Humanos ( remédio caseiro).
Rum- Minotauros/ Goblinóides/ Humanos que vivem no mar.
Uísque- Anões/ humanos.
Hidromel- Humanos ( geralmente abastados ) / Elfos/ Fadas
Gim- Humanos ( preferencialmente homens de armas/ Anões/ Goblinóides/ Minotauros).
Absinto- Anões/ Minotauros/ Goblinóides.

Recipientes- Seria interessante descrever o formato e a cor do copo em que é servida a bebida. Cada uma exige um modelo cultural estabelecido e certas canecas podem ser a marca registrada de um determinado lugar. Uma delas pode torna-se um souvenir de um lugar preferido que o personagem visitou a muito tempo e carregar consigo para todo lugar ( além de beber o que quer que seja apenas nela, dispensando os copos do estabelecimento local)

Não pense que você está perdendo tempo com esses detalhes, pois são os detalhes que enriquecem uma boa história. É bom que os jogadores sintam que são além de peças em um tabuleiro e momentos assim que os fazem sentir dentro de uma história interessante.




  

3 comentários:

  1. Incrível!! Isso realmente enriquece e encanta a campanha!! Adorei (e ajudou principalmente aqueles que na vida fora do tabuleiro não são muito fãs de bebidas).

    ResponderExcluir
  2. Que bom que ajudou. Use essas dicas e jogue bastante!

    ResponderExcluir
  3. Site com gerador de masmorras para rpg. http://helprpg.com.br/pages/masmorras/

    ResponderExcluir