domingo, 1 de junho de 2014

Entrevista com Marcelo Del Debbio

Tivemos o prazer de entrevistar mais um dos grandes nomes do RPG Brasileiro, Marcelo Del Debbio. Primeiramente, gostaria de agradecer-lhe pela atenção e espero que o seus fãs curtam:

1-Marcelo, como e quando foi o seu primeiro contato com o RPG?

Foi em 1984. Meu pai trouxe para mim e para meus irmãos um jogo de RPG chamado “Marvel Super Heroes”. Foi paixão à primeira vista pelo RPG e pelas possibilidades de não apenas jogarmos com nossos heróis favoritos, mas também o leque de idéias para criar novos heróis e aventuras da nossa imaginação. Logo em seguida, encomendamos o Dungeons & Dragons e nunca mais paramos.



2- O que o motivou a trabalhar com o RPG?

Não foi planejado. Em 1995 eu estava pesquisando material para um trabalho acadêmico chamado “Enciclopédia de Mitologia” quando conheci o Marcelo Cassaro, editor da Dragão Brasil. Por ser um dos mestres mais antigos do Brasil, fui convidado a escrever alguns textos para a DB e mais tarde, sugeri a ele a idéia de publicar um RPG no estilo fantasia Medieval, mas baseado nas Mitologias e Lendas medievais reais. Ele adorou a idéia e publicamos meu primeiro RPG, ARKANUN, pela Dragão Brasil. O público adorou o cenário e, no ano seguinte, lançamos TREVAS e INVASÃO, que eram RPGs usando as mesmas regras, mas ambientados no presente. TREVAS lidava com Ordens Secretas e magia enquanto INVASAO era um cenário Sci-Fi baseado no romance “Espada da galáxia”, escrito pelo Cassaro.

Sempre trabalhei com Arquitetura e História da Arte, mas o gosto pelo RPG e por todas as possibilidades que ele proporciona no desenvolvimento da imaginação, sociabilidade, educação, incentivo à leitura e pesquisa sempre me cativaram. Fui escrevendo mais ou menos como um hobby. Pesquisava material para a Enciclopédia e ia publicando cenários envolvendo as pesquisas: Anjos, Demônios, Vampiros, Fantasmas, Templários, Ordens Iniciáticas, Itens Mágicos, Armas... a lista conta com mais de 40 livros atualmente.


3- No seu site, encontramos a seguinte informação: "Mestre de RPG com ênfase no uso do RPG na Educação e técnicas teatrais aplicadas ao RPG." Poderia explicar aos nossos seguidores, como isso é posto em prática?

Desenvolvendo projetos que permitam levar o RPG às salas de aula, de maneira que os professores possam utilizá-lo como uma ferramenta didática para auxiliar o aluno a fixar o estudo das matérias. Um bom exemplo é a linha RPGQUEST, que utiliza uma matemática simples e fácil, para jogadores iniciantes, mas que também pode ser usada para fixar as equações matemáticas para crianças nas séries iniciais. Durante uma pequena partida de uma hora, a criança vai fazer mais de 200 contas de somar, subtrair, dividir e multiplicar, sem auxílio de papel e lápis enquanto se diverte. Testes feitos por professores depois da bienal do livro de 2006 indicaram um resultado muito positivo para a classe neste sentido.

Alguns jogos de RPG incentivam a criação de cenários baseados em cenários reais, como guerras, descobrimento do Brasil e períodos históricos específicos onde os jogadores são incentivados a pesquisar para compor suas aventuras e personagens. Publicamos o cenário chamado CÃES DE GUERRA, um RPG baseado na Segunda Guerra Mundial. Infelizmente já está esgotado, mas foi um jogo muito procurado e que teve boa repercussão.

E, além disso, utilizamos o RPG como ferramenta de auxílio no teatro, para exercícios de improviso, nos famosos “live-actions” onde os atores ou estudantes precisam não apenas jogar com seus personagens, mas literalmente interpretá-los o tempo todo, sem sair do personagem.


4- Quem acompanha os seus trabalhos, sabe que eles estão interligados. Sabemos que o ocultismo permeia a essência da maioria dos seus titulos, já publicados. O que te levou a buscar esse conhecimento? Você já teve alguma experiência sobrenatural? Tem algum caso interessante para relatar?

Estou envolvido com Ordens Iniciáticas desde 1989, quando fui iniciado na Inglaterra em Bruxaria tradicional inglesa. Muito do material de ARKANUN veio dos relatos históricos a respeito da inquisição e da perseguição religiosa que os alquimistas sofreram na Idade Média. Mais tarde, tomei contato com Ordens Thelêmicas (relacionadas ao famoso mago Aleister Crowley e a Golden Dawn), Ordens Rosacruzes, Maçônicas e Martinistas. Fui iniciado na Maçonaria dez anos atrás e hoje estou diretamente envolvido com diversas ordens de aperfeiçoamento maçônicas, entre elas, a Ordem Templária no Brasil (ocupo o cargo de Grande Marechal Adjunto da Ordem Templária, responsável por organizar e zelar pela ritualística dos encontros nacionais). Por intermédio da Maçonaria, conheci muitos sacerdotes da Umbanda, Candomblé e Quimbanda que eram Mestres Maçons, que me iniciaram no contato com espíritos, entidades, exus, caboclos e toda a parte de magia real que pode ser encontrada em terreiros e templos herméticos. Apesar de não usarmos o termo “sobrenatural”, já fiz diversas Viagens Astrais, conversei com Anjos e com Demônios incorporados em médiuns, entrevistei centenas de Entidades e seres ancestrais que, no passado, foram confundidos com deuses e outros seres ditos sobrenaturais. Já vi e participei de Exorcismos, Rituais Maçônicos, Iniciações Xamânicas e vários outros rituais, em diversas partes do mundo.

5- Qual a influência da sua experiência com a Maçonaria nos seus livros de RPG? Poderia explicar, resumidamente, qual o objetivo desse grupo e o que te levou a fazer parte dele?

A Maçonaria é um grupo fechado que se apresentou para o Mundo em 1717, na Inglaterra, descendente indireta dos Cavaleiros Templários perseguidos pela Igreja Católica. Estes grupos esotéricos encontraram refúgio em Portugal, Inglaterra, Alemanha e deram origem a diversas Ordens secretas, entre eles os Rosacruzes, Carbonários, Martinistas e outras. Eu recomendo ler uma série de 12 textos que escrevi sobre a história da Igreja Católica e seu envolvimento com as ordens secretas:

http://www.deldebbio.com.br/2012/04/29/por-onde-comecar/

A maçonaria, desde a sua origem, têm sido a guardiã dos conhecimentos de alquimia, espiritualismo, esoterismo e hermetismo do planeta, embora esteja atualmente muito mais voltada para a política e beneficência do que para os estudos herméticos. O que me leva a fazer parte de tantas ordens de estudo é a pergunta “o que acontece depois da morte?” cujas respostas estão bem além do que é divulgado abertamente na mídia e na ciência ortodoxa. A dificuldade de se enquadrar acontecimentos mediúnicos nos métodos científicos atuais, estudos científicos de Astrologia (a de Isaac Newton, não essa bizarrice distorcida de horóscopo de jornal), fenômenos de incorporação e muitas coisas fascinantes que precisam ser estudadas fazem com que eu continue pesquisando nesses campos da alquimia e hermetismo.


6- Sabemos que você defende teorias da conspiração (Muito usadas em rpgs de investigação) qual delas você acha mais influentes? Porque? Quais os melhores titulos sobre o assunto que os narradores que estão lendo este post, devem ler para ambientar as suas campanhas?

O título do blog serve, na verdade, para puxar a audiência pelo Google e tentar fazer uma limpeza nas maluquices que as pessoas que não estão envolvidas em Ordens iniciáticas acreditam das chamadas “Teorias da conspiração”. O blog trata de assuntos voltados ao Autoconhecimento, Espiritualismo, Mitologia, Alquimia e Ordens Iniciáticas. Se você espera ler alguma coisa sobre o Elvis ou sobre a Nova ordem Mundial, esqueça.


7- Anjos a cidade de prata é um RPG focado nas castas dos anjos, um dos titulos mais queridos pelos fãs, depois do Trevas. Dentro da sua perspectiva mistica, como os anjos podem ser encarados? Um dos integrantes da equipe teve uma experiência sobrenatural com algo que eles só poderiam intitular como anjos. Como estes tipos de relatos, podem ser traduzidos, através do misticismo?

Anjos e Demônios, como “criaturas sobrenaturais”, realmente não existem. O que existem são espíritos de gente como eu ou você, leitor, que depois de desencarnado continua “do lado de lá” vivendo a sua vida. Bandidos e fascínoras não viram santos depois que morrem... pessoas mesquinhas, violentas e cheias de vícios continuam mesquinhas, violentas e cheias de vícios no outro nível de consciência; gangues ou grupos continuam existindo, ligada de alguma maneira a grupos que existem aqui no “mundo físico”. Muitos dos chamados “encostos” ou “demônios” que os evangélicos morrem de medo, são, na verdade, eguns ou espíritos obsessores que causam desavenças com pessoas encarnadas e que, muitas vezes, pelo fato do corpo astral ser plástico, mudam sua forma para algo aterrorizante (ou, nos chamados anjos, a maneira como sua luz é percebida evoca a imagem de asas ou halos).


8- Hoje você ainda joga RPG? Se, sim, o que você está jogando atualmente?

Eu jogo RPGQUEST com minha filhinha, mas em uma versão bem básica mesmo. Ela ainda é bem pequena e gosta mais das pecinhas e de contar histórias. Quando ficar mais velha, espero que ela goste de jogar e continue com o hobby.

9- Hoje uma midia muito forte que está crescendo na internet são os podcasts, você escuta algum? e se escuta, pode sugerir alguns para nossos leitores?
Sinta-se a vontade para ouvir o nosso..rs

Putz... não tenho o hábito de escutar música ou podcasts, estou completamente por fora desse universo. Vou experimentar o de vocês (risos).

10- Musicas! que bandas você sugere para serem tocadas de plano de fundo em uma sessão?

Manowar e Iron Maiden sempre foram as minhas favoritas para Fantasia Medieval. Para um jogo de TREVAS, recomendo “Dead Can Dance” de fundo.

11- Com a sua vasta experiência com o nosso hobby, sendo um dos grandes Mestres Veteranos da atualidade, quais as dicas que você poderia passar para Mestres e jogadores iniciantes?


Leiam muito. Ninguém vai aprender a criar uma boa história se não tiver um grande repertório de onde buscar suas idéias. Escrever e rabiscar as idéias também ajuda muito a organizar as tramas das aventuras em um enredo linear. Use o cenário e os NPCs a seu favor. Quando eu tinha minha Campanha (que durou 14 anos!), sempre fazia questão de organizar as famílias e conhecidos e amigos dos personagens para utilizá-los em plots e idéias para aventuras. Organizar a política da vila/cidade onde os personagens moram, os grupos de poder nas guildas, os NPCs importantes, quem-odeia-quem e quem-gosta-de-quem são muito importantes para dar a sensação que o mundo está acontecendo ao redor dos personagens. Calendários com festividades, comércio, portos e rotas comerciais podem incrementar muito uma Campanha de RPG.

No caso de uma campanha moderna, como TREVAS, faça a mesma coisa. Rabisque a estrutura de poder da cidade, tanto profana quanto magística. Estabeleça quem são as criaturas sobrenaturais, como elas se relacionam, onde estão, como se chega até elas, etc. O seriado “Supernatural” é muito bom para dar uma idéia de como isso se desenrola para o Mestre.

12- Sabemos que como nós, você também é um grande defensor do Role playing game, inclusive, defendendo o jogo, quando ele foi usado como bode expiatório em assassinatos, no passado, resultando em um marketing negativo até os dias de hoje. Poderia nos relatar o que de fato aconteceu?

Eu escrevi um extenso texto a respeito de todo o caso aqui: http://www.daemon.com.br/home/index.php/rpg-inocente/

 13- Porque você acha que o jogo é alvo de tanto preconceito e ignorância? Como explicar o motivo pelo qual ele é tão mal visto pela midia? O que achou da novela Rebeldes abordando o "RPG" na Record?

O RPG não é mal visto pela mídia, mas apenas por alguns setores especificamente entre evangélicos paranóicos e charlatões que procuram “nichos” de mercado para encontrar “demônios” e vender segurança em troca de dízimos. Foi assim com o Harry Potter, com Senhor dos Anéis, com qualquer coisa que esteja em evidência na mídia e os pastores vejam que podem arrecadar uns trocos fazendo barulho e assustando os crentes. Não cheguei a ver nenhuma cena mas me explicaram que era algo tosco e distorcido. Não esperaria menos da emissora dos bispos, ne?


14- Conte-nos um pouco sobre a editora Daemon e gostaríamos de saber como você enxerga o mercado do role playing atualmente. Poderia fazer um paralelo com o passado, até os dias de hoje?

A Daemon surgiu em 1998 e já publicou cerca de 45 títulos diferentes, sendo a terceira maior editora de RPGs do país. O mercado de RPG teve seu auge por volta de 1995 a 2000, quando tivemos grandes editoras como a Abril e a Ediouro publicando RPGs. Depois de 2001, quanto tivemos o grande problema com a mídia evangélica, muitos distribuidores simplesmente baniram o RPG de seus catálogos e o mercado nunca mais conseguiu chegar aos mesmos patamares que estava.

Hoje em dia temos muitos títulos novos e editoras boas entrando no mercado, mas o público diminuiu e fragmentou-se em jogos eletrônicos, quase retornando à “geração Xerox”, só que hoje é a “geração pdf”. O RPG hoje é um hobby que dá algum dinheiro, mas nenhum dos novos autores realmente largou sua profissão para viver apenas de RPG. Mesmo os eventos de RPG que estão sendo feitos hoje em dia não têm comparação com um EIRPG ou USPCON em termos de tamanho ou público. Desde 2008 que as editoras grandes como a Devir, Daemon ou Jambo não conseguem participar da Bienal do livro em SP ou RJ

Se eu tivesse de apontar “culpados”, creio que seria a péssima educação de nosso país, que resulta em crianças e adolescentes que não têm mais capacidade ou interesse em ler e escrever da mesma maneira que tínhamos uma década atrás; que não são capazes nem de acompanhar filmes com legenda no cinema e que se acostumaram a expressar em 140 caracteres.  O público antigo não se renovou e pagamos o preço por isso como mercado. O público novo compra e joga MMORPGs que são iconográficos e têm pouquíssima leitura; coisas simples para mentes simples. O RPG de mesa, construído, teatralizado e regido ao redor de refrigerante e salgadinhos está cada vez mais raro, infelizmente. Mestres e Jogadores de Mesa viraram uma Ordem Secreta (risos).

Acredito que o RPG nunca irá acabar, pois a arte de contar histórias sobrevive desde o tempo das cavernas, mas será sempre uma atividade cultural extremamente de nicho.


15- Você está trabalhando em algum projeto voltado para o público rpgista atualmente? Aproveitando o gancho, poderia adiantar alguma coisa com relação aos lançamentos que a editora Daemon tem planejado até o final de 2013?

A Daemon tem publicado apenas relançamentos. Nosso catálogo está quase todo disponível em nossa loja WWW.lojaderpg.com.br e quando um titulo se esgota, nós o reimprimimos. Recentemente lançamos o livro TREVAS, CAMPANHA ÉPICA que trata de grandes anjos, demônios e arquimagos do cenário, mas não estamos com planos de publicar algo novo nos próximos meses, a menos que surja alguma coisa muito legal.

16- Qual a mensagem que você gostaria de passar para os seguidores da Page do Mestre Veterano? Fique a vontade para divulgar outros trabalhos seus nesse espaço. =D


O RPG é uma ferramenta muito boa para o autoconhecimento. Deixarei como um presente para os leitores um exercício que é feito em Ordens iniciáticas com o objetivo de desenvolver a Visualização Criativa. Este exercício consiste em relaxar e imaginar objetos específicos, de modo a treinar a memória e a mente para construir formas astrais (ou na imaginação). Embora o objetivo seja facilitar sonhos lúcidos e viagens astrais, pode ser treinado por Mestres e Jogadores de RPG para melhorar a qualidade da construção dos cenários em suas mentes.

 http://www.deldebbio.com.br/2010/09/20/exercicio-de-visualizacao/

 e este link abaixo gera 3 objetos totalmente aleatórios, alguns impossíveis de existir no mundo real, de modo a treinar ainda mais o poder da imaginação criativa de vocês. Boa sorte!

http://www.daemon.com.br/js/exercicio_visualizacao.htm

Eu gostei bastante das respostas do Marcelo, e você? Aguardamos os seus comentários

Sucesso decisivo a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário